Arquiteto fala sobre a importância da iluminação natural na empresa

É cada vez mais comum ver projetos de arquitetura corporativa com a preocupação de aproveitar a iluminação natural. Se sua empresa busca formas de se tornar mais sustentável e ao mesmo tempo economizar na conta de energia, aproveitar melhor a luz do sol é um passo importante.

O arquiteto Ricardo Nunes, sócio da Casa 3 Arquitetura, especializada em projetos corporativos, conta que a importância da iluminação natural na empresa vai além de fatores econômicos. “É claro que as empresas conseguem alguns benefícios econômicos com o aproveitamento inteligente da luz solar, como diminuição da conta de energia. Principalmente se em seu projeto couber a instalação de um sistema de auto geração de energia, solar ou eólica, com o compartilhamento com a rede da concessionária local. Porém, há também uma preocupação genuína com a saúde dos funcionários e colaboradores”.

Ricardo conta que vários estudos já comprovaram a necessidade da luz solar para o bom funcionamento do corpo humano. E este sol pode ser absorvido tanto diretamente, quando andamos pela rua, quanto indiretamente, quando estamos próximos a uma janela trabalhando. “É a luz do sol que ativa a vitamina D, substância essencial para que o organismo funcione bem, pois fortalece os ossos e dá mais disposição para as atividades do dia a dia”.

Ele explica que a luz solar também pode ser muito importante no rendimento de uma equipe. “A luz solar é mais confortável e estimula mental e visualmente as pessoas, gerando um ambiente de trabalho mais agradável. Isso tem um impacto direto sobre o trabalho da equipe. Um colaborador satisfeito e saudável trabalha mais e melhor”.

Segundo o arquiteto, a ausência elevada de luz natural, além de encarecer a conta de energia, pode gerar nos funcionários sintomas de depressão, impactando diretamente na produtividade da equipe. “Para evitar problemas assim, implantar soluções arquitetônicas que aproveitem melhor a luz natural é fundamental. Desbloquear as janelas, aproveitar claraboias, usar bem objetos para melhor projetar a luz no interior podem ser algumas das opções”, diz o profissional.

Ricardo alerta também para a importância da elaboração de um projeto de arquitetura customizado, realizado por profissionais qualificados, é ainda a melhor forma de maximizar e controlar o potencial luminoso do espaço, além de melhorar o bem-estar da equipe. “É preciso fazer um estudo sobre a arquitetura do espaço para que seja possível oferecer as melhores soluções. De nada irá adiantar ter luz natural se você não puder controlá-la quando necessário, evitando-se assim o ofuscamento”, conclui o arquiteto”.

17 views |
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.