a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

10 dicas para escolher a escola para o seu filho

10 dicas para escolher a escola para o seu filho
Escolher a primeira escola ou a nova instituição de ensino das crianças não é tarefa fácil para os pais. É preciso avaliar tanto os valores que são indispensáveis para a família, quanto o valor financeiro, lembrando que outros fatores como distância, trânsito e metodologia também fazem essa balança mudar.

De acordo com Josiliane Ramos, gestora do colégio Positivo Junior, de Curitiba (PR), “durante a educação infantil, predomina a visão e escolha dos pais; a partir dos sete anos, é possível observar o comportamento, as características e aptidões da criança para buscar a escola ideal para ela”.

Josiliane lista alguns itens de atenção na hora da escolha, para servir de guia durante as entrevistas. Com base nesses questionamentos, será mais fácil ter um norte com relação ao que é importante ou não nas escolas.

1. Religião
É importante analisar qual é o peso da religião para a família e se a orientação da escola pode interferir na educação dada em casa. Tenha certeza da religião seguida pela instituição antes de fazer a matrícula, para que não haja problemas no futuro.

2. Equipe graduada
A formação dos professores é algo que pesa na escolha da instituição de ensino. Avalie qual é a política de seleção da equipe, qual o nível de educação mínimo exigido e se há investimento na continuidade dos estudos para que os professores se mantenham atualizados.

3. Conteúdo
Fique atento à proposta pedagógica do colégio e como ela é aplicada. Se é um ensino “puxado”, que exige bastante dos alunos em sala de aula e fora dela ou se dá prioridade para outros tipos de habilidades das crianças. Atividades extracurriculares e o ensino de outros idiomas também são diferenciais para se avaliar.

4. Exposição de trabalhos
Nem sempre as crianças contam ou mostram tudo o que fizeram durante o dia na escola, então algumas instituições optam por mostrar isso aos pais em forma de exposição em áreas comuns ou durante as reuniões. Os trabalhos feitos em sala de aula que vão para a exposição servem tanto para gerar orgulho no alunos que o realizaram, como também é uma materialização do ensino para os pais.

5. Distância
Se a escola fica perto ou longe de sua casa e o trânsito para chegar a ela são questões importantes a analisar. Se a criança for pequena, ela tende a dormir durante o caminho e isso pode influenciar o sono depois. Dar um lanche antes de ir para casa pode ser uma opção para os pequenos. Para adolescentes, essas questões não pesam tanto.

6. Faça as contas
Além do valor da mensalidade, é preciso pôr na ponta do lápis outras despesas, como aulas extracurriculares, lanches e refeições. Assim, é possível chegar ao valor real da escola e do impacto que ela terá no seu orçamento.

7. Criatividade
A criatividade é importante para você? Analise isso quando visitar as dependências da instituição e seu mobiliário. A disposição de mesas e cadeiras, espaço de lazer e orientação dos professores pesa muito nessa questão.

8. Olhar diferenciado
Independentemente do tamanho da escola, é importante entender como é feita a segmentação das turmas e das equipes. “Um grande colégio, por exemplo, pode dividir a gestão para que os alunos tenham ampla atenção e cuidado durante todo o período em que estão na escola“, explica Josiliane Ramos. Avalie se existe uma equipe que fornece apoio psicológico e que poderá ajudar com questões difíceis às crianças.

9. Tamanho da escola
Analise se você prefere uma escola focada em determinada fase da vida das crianças ou se optaria por uma que reúne todos os anos em um mesmo espaço. Ambas têm suas vantagens e desvantagens.

10. Ensino Médio
Se a mudança acontecer durante o Ensino Médio, confira se existe uma programação direcionada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formação técnica ou outro tipo de ensino específico – e como ele acontece.

Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.