Obras de reforço da galeria do córrego Zavuvus avançam na zona sul

O conjunto de obras engloba um investimento de R$ 346 mi

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou em dezembro de 2015 as obras de canalização do córrego Zavuvus, com a ordem de serviço para a execução de projeto executivo, Termo de Compensação Ambiental e implantação do canteiro de obras.

O conjunto de obras deste empreendimento engloba o reforço  de 1,2 km da galeria, com seção 2,80m x 2,00m no trecho entre a Praça Camafeu até Avenida Engº Eusébio Stevaux; no trecho entre a Praça Acapulco até a Av. Salim Antônio Curiati a seção será dupla de 2,90m x 2,90m; e deste ponto até a Rua Professor Campos de Oliveira com seção de 3,50m x 2,50m, além da execução de galeria por método não destrutivo com diâmetro de 2 metros no desemboque no Rio Jurubatuba. Além da canalização de 2,1km do córrego Zavuvus e a implantação do paisagismo.

A SIURB concluiu a instalação do canteiro de obras, localizado na Avenida Nações Unidas próximo à Av. Octalles Marcondes Ferreira, onde são produzidos  as armações e as peças de concreto armado que serão utilizadas para a execução do reforço da galeria.  Iniciou os serviços de implantação do Termo de Compensação Ambiental (TCA) no trecho entre a Praça Camafeu até a Av. Salim Antônio Curiati; e começou o reforço da galeria em 228 metros com seção de 2,80 m x 2,00 m no trecho entre a Praça Camafeu até a Av. das Nações Unidas.

Já foram realizadas sondagens para a verificação de interferências subterrâneas, e localizados dutos da Sabesp.  O projeto para o remanejamento do coletor tronco de esgotos está na empresa de saneamento. A SIURB aguarda a remoção desta interferência para dar continuidade ao reforço estrutural da galeria na praça Acapulco.

Conheça mais sobre o empreendimento

Essa obra tem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) num investimento de R$ 346 mi e prazo de 36 meses.

O  crescimento  da área urbanizada, principalmente nas proximidades da nascente do córrego, vem acarretando o aumento das incidências de enchentes e limitando a capacidade de escoamento natural do córrego. Além da ocupação das margens por diversas edificações que aumentam a implantação de redes de esgoto e de drenagem.

O córrego Zavuvus tem extensão de 8.235 metros, ou seja, 8,2 km, nasce no bairro da Vila Joanisa, próximo a Rua Babilônia, segue paralelo à Avenida Yervant Kissajikian (trecho aberto) até a Rua Hermenegildo Martini, atravessa as Avenidas Interlagos, Nossa Senhora do Sabará, e segue em direção a Avenida Engenheiro Alberto de Zagottis, desaguando na margem direita do canal Pinheiros (próximo a estação Jurubatuba), zona sul.

 

 

36 views |
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.