a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Obras de reforço da galeria do córrego Zavuvus avançam na zona sul

Obras de reforço da galeria do córrego Zavuvus avançam na zona sul

O conjunto de obras engloba um investimento de R$ 346 mi

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou em dezembro de 2015 as obras de canalização do córrego Zavuvus, com a ordem de serviço para a execução de projeto executivo, Termo de Compensação Ambiental e implantação do canteiro de obras.

O conjunto de obras deste empreendimento engloba o reforço  de 1,2 km da galeria, com seção 2,80m x 2,00m no trecho entre a Praça Camafeu até Avenida Engº Eusébio Stevaux; no trecho entre a Praça Acapulco até a Av. Salim Antônio Curiati a seção será dupla de 2,90m x 2,90m; e deste ponto até a Rua Professor Campos de Oliveira com seção de 3,50m x 2,50m, além da execução de galeria por método não destrutivo com diâmetro de 2 metros no desemboque no Rio Jurubatuba. Além da canalização de 2,1km do córrego Zavuvus e a implantação do paisagismo.

A SIURB concluiu a instalação do canteiro de obras, localizado na Avenida Nações Unidas próximo à Av. Octalles Marcondes Ferreira, onde são produzidos  as armações e as peças de concreto armado que serão utilizadas para a execução do reforço da galeria.  Iniciou os serviços de implantação do Termo de Compensação Ambiental (TCA) no trecho entre a Praça Camafeu até a Av. Salim Antônio Curiati; e começou o reforço da galeria em 228 metros com seção de 2,80 m x 2,00 m no trecho entre a Praça Camafeu até a Av. das Nações Unidas.

Já foram realizadas sondagens para a verificação de interferências subterrâneas, e localizados dutos da Sabesp.  O projeto para o remanejamento do coletor tronco de esgotos está na empresa de saneamento. A SIURB aguarda a remoção desta interferência para dar continuidade ao reforço estrutural da galeria na praça Acapulco.

Conheça mais sobre o empreendimento

Essa obra tem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) num investimento de R$ 346 mi e prazo de 36 meses.

O  crescimento  da área urbanizada, principalmente nas proximidades da nascente do córrego, vem acarretando o aumento das incidências de enchentes e limitando a capacidade de escoamento natural do córrego. Além da ocupação das margens por diversas edificações que aumentam a implantação de redes de esgoto e de drenagem.

O córrego Zavuvus tem extensão de 8.235 metros, ou seja, 8,2 km, nasce no bairro da Vila Joanisa, próximo a Rua Babilônia, segue paralelo à Avenida Yervant Kissajikian (trecho aberto) até a Rua Hermenegildo Martini, atravessa as Avenidas Interlagos, Nossa Senhora do Sabará, e segue em direção a Avenida Engenheiro Alberto de Zagottis, desaguando na margem direita do canal Pinheiros (próximo a estação Jurubatuba), zona sul.

 

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.