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Etiqueta de desempenho do pneu passa a valer a partir do final de outubro

Etiqueta de desempenho do pneu passa a valer a partir do final de outubro

Todos os pneus produzidos no país ou importados deverão ser identificados com a etiqueta especificada pelo Inmetro;

Os pontos de venda poderão, até abril de 2018, comercializar os pneus sem a etiqueta, prazo concedido para a adequação dos seus estoques;

Desde 29 de outubro de 2016, todos os pneus produzidos e importados precisam chegar aos pontos de venda identificados com a etiqueta de desempenho, segundo especificado pela Portaria 544/12 do Inmetro.

Três critérios foram selecionados para a classificação dos pneus – resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo. Estes critérios têm como finalidade informar sobre o desempenho do pneu e ainda melhorar a qualidade dos produtos comercializados no mercado brasileiro uma vez que todos, fabricantes e importadores, deverão fornecer pneus mais eficientes, seguros e que proporcionam melhor conforto acústico. Essa iniciativa visa dar ao consumidor maior transparência e mais informação para que ele faça uma escolha consciente do produto.

De acordo com Alberto Mayer, presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), essa medida é um importante avanço para o consumidor, visto que ele terá mais clareza sobre alguns dos itens de desempenho, tais como segurança, eficiência e impacto ambiental na sociedade. “A partir da classificação da resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo, o consumidor terá mais elementos para determinar qual pneu é o mais adequado para o seu veículo e qual o nível de desempenho e economia que deseja do pneu”, afirma.

Resistência ao rolamento

Está diretamente relacionado à eficiência energética, uma vez que mede a energia absorvida quando o pneu está rodando. Com isso, quanto menor for a resistência ao rodar, menor será o consumo de combustível e, consequentemente, menor será o impacto ao meio ambiente (emissão de CO2).

Na etiqueta, os pneus serão classificados em até seis níveis, sendo A o mais eficiente e F o menos eficiente. 

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