a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Água antes das refeições emagrece

Água antes das refeições emagrece

A água é indispensável para a sobrevivência, o que muitos desconhecem é que a sede também é regulada por um hormônio (vasopressina ou hormônio antidiurético (ADH) produzido pelo hipotálamo (região cerebral) armazenado na neurohipófise (uma região bem pequena e especial da hipófise).

Dra. Paula Pires endocrinologista da Clinica Essenza em São Paulo, explica que um estudo recente comprovou que beber água antes das refeições contribui sim para o emagrecimento.

O estudo publicado na Obesity (revista referência na endocrinologia) relata que cientistas reuniram pessoas obesas e as dividiram em dois grupos. Ambos passaram 12 semanas se alimentando com uma dieta de baixa caloria, mas um dos grupos foi orientado a beber mais água (o grupo foi orientado a ingerir 500 ml de água – dois copos antes de cada uma das três principais refeições do dia).

Ao final do experimento, todos os participantes perderam de 5kg a 8kg, porém, os participantes do grupo que deveriam beber mais água eliminaram, em média, 2kg a mais do que as pessoas que não aumentaram a quantidade de água ingerida.

Dra. Paula Pires conta que a explicação pode ser simples, no estudo as pessoas que beberam mais água antes das refeições comeram em média 40 calorias a menos do que as outras. A pesquisa, sob este aspecto, corrobora experimentos anteriores no qual indivíduos que bebem mais água ingerem cerca de 200 calorias a menos ao longo de um dia inteiro.

“A explicação para isso é a seguinte: ao beber água antes de uma refeição, ocorre uma distensão do estômago, que libera hormônios e sinais para o cérebro sinalizando que a saciedade já pode ser iniciada. O processo começa antes mesmo da refeição. Os sinais levam 20minutos em média para atingir o cérebro, ou seja, ao ingerir água 30 minutosantes de comer, o indíviduo tem a  saciedade ativada e assim sente-se saciado com quantidades menores que de costume.” Finaliza a médica.

Dra. Paula Pires:

Especialista em Endocrinologia, Metabologia e Clínica Médica.

Especialista em Endocrinologia Pediátrica.

água

Como endocrinologista e clínica geral, atua nas mais diversas áreas da medicina, sempre com uma visão global do funcionamento do corpo humano. Atende todas as faixas etárias, desde a infância, seguindo o crescimento, a puberdade e o desenvolvimento até o envelhecimento e suas alterações hormonais características. Atualmente atende os pacientes em consultório próprio na Clinica Essenza em São Paulo.

Créditos:

Dra. Paula Pires endocrinologista da Clinica Essenza

http://www.clinicaessenza.com.br/#!aclinica/y8sr4

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.