a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Aprenda a controlar a ansiedade e stress. Passe a ser mais assertivo em suas ações

Aprenda a controlar a ansiedade e stress. Passe a ser mais assertivo em suas ações

A sociedade atual está rodeada de situações complexas desencadeadas pelo bombardeio de informações que ocorrem diariamente em nossas rotinas, causando acúmulo de estresse e ansiedade. Muitos fatores contribuem para esse cenário, como por exemplo, a situação macroeconômica do país, a necessidade de tomar decisões de forma ágil e assertiva a todo momento, as relações familiares e amorosas, responsabilidades no trabalho, contas a pagar, anseios, frustrações, etc. Isso sem levar em consideração o tempo que passamos on line.  As pessoas estão conectadas quase que 100% do seu tempo. Vivemos no “piloto automático” e recebendo informações de todos os tipos, pelo celular, TV, jornais, amigos e família, sem tempo de consolidar o conhecimento sobre tudo isso que está ao seu redor, lidando de forma superficial e generalista.

Tudo isso só contribui para gerar stress e ansiedade.

Porém como nos explica Elisangela Lima, psicóloga e consultora de RH, uma das chaves para combater esse problema que assola grande parte das pessoas é o autoconhecimento. Ele é alcançado a partir da ampliação de sua consciência sobre quem você é, suas limitações e potencialidades, seus objetivos ideais, características de sua personalidade e como isso impacta nas suas ações e quais experiências você deseja vivenciar.

Ainda segundo Elisangela, complementar ao autoconhecimento, podemos trabalhar nossos processos mentais (sentimentos e emoções) com base no conceito de mindfullness, (que consiste em obter a atenção plena no momento presente com o objetivo de ser mais assertivo em suas ações.)

Para se perceber realizando o mindfulness você precisa aceitar a si mesmo como você é, aceitar e valorizar o que o momento lhe oferece, não julgar a si mesmo, ser paciente consigo e com os outros, ter autoconfiança, saber lidar com seus sentimentos e, por fim, se humanizar, trabalhando a consciência de que vai errar (lidar com a frustração), mas que também vai acertar.

Esse processo é de difícil absorção, porém seguem algumas dicas da psicóloga que facilitarão seu autoconhecimento a partir das práticas de mindfulness:

  1. Distanciamento: desenvolver a habilidade de deixar ir os pensamentos inúteis, as crenças limitantes e o apego ao passado.
  1. Aceitação: abrir espaço mental para que os diferentes sentimentos, impulsos e sensações, cheguem e desapareçam sem lutar contra eles.
  1. Contato com o presente: envolver totalmente com a experiência do aqui e agora, ter uma atitude de abertura e curiosidade para o momento atual.
  1. Auto-observação: observar a si mesmo e aos seus pensamentos, sentimentos, sensações e emoções é uma habilidade fundamental para que você desenvolva a atenção plena.

Dentro deste cenário, seguem algumas perguntas para sua autoavaliação sobre os quesitos ansiedade e estresse:

  • Você se percebe desanimado e sem vitalidade em seu dia a dia?
  • Suas decisões são assertivas com frequência?
  • Você tem objetivos claros de seu desenvolvimento pessoal e profissional?
  • Você consegue eleger prioridades de forma ágil e fácil?
  • Você organiza as atividades do seu dia com antecedência?
  • Você tem problemas com sono?
  • Você apresenta comportamentos compulsivos?
  • Você vivencia pensamentos negativos com frequência?
  • Você apresenta dificuldade de concentração?
  • Você tem alterações de humor frequentes?
  • Você se sente inseguro para tomar decisões?
  • Você se percebe multitarefas, porém não concretiza suas atividades?
  • Você apresenta disfunções fisiológicas como: transpiração excessiva, batimento cardíaco acelerado, tontura, vertigem, tensão muscular, espasmos?

Pois bem, se na maioria das questões acima você apresenta respostas negativas, cuidado, pois estes são alguns sintomas gerados pela ansiedade e estresse, que se não tratados, poderão lhe causar problemas físicos e psíquicos.

Visite as questões acima por um período de uma semana, mantendo a atenção plena em todas as suas ações, pois dessa forma será de fácil identificação os momentos em que adota comportamentos e atitudes não aderentes a sua realidade ideal, para assim, traçar um plano de ação que reforce seu estado emocional positivo. Caso você não consiga se reequilibrar com todas as dicas acima, será recomendado um acompanhamento médico e de profissionais especializados, como um psicólogo, Coach e psiquiatra

Por : Psicóloga Elisangela Lima

Elisângela Lima psicóloga, consultora de RH e Master Coach:

Fundadora da Lima Fávaro, há mais de 16 anos transformando, ensinando e treinando organizações, profissionais, pessoas de uma maneira geral, fazendo com que esses atinjam seus objetivos pessoais e profissionais.

Psicologa pela UNG, especializada em psicologia Organizacional pela PUC, em Terapia Familiar pela Winicott, em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV, Psicologia Social das Organizações Sedes Sapientiae e MBA em Recursos Humanos pela FIA – USP.

International Coaching Certification Training (Lambent do Brasil)

Tools, Fundamentals & Practice (The Inner Game International School by Timothy Gallwey)

MBA em Coaching (FAPPES)

Master Coaching (SBC – Harvard Business School)

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.