a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Números de acidentes provocados por choques elétricos crescem no Brasil

Números de acidentes provocados por choques elétricos crescem no Brasil

Maioria dos acidentes acontece dentro de casa. Utilize o extintor de seu carro para apagar princípios de incêndios em sua residência.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) em 2015 foram registrados 1249 acidentes envolvendo causas elétricas, sendo 590 fatais com choques elétricos e 123 não fatais e 441 com curto circuito com incêndio (com 33 mortes). A região que mais sofreu com incêndios por curto circuito em 2015 foi a sudeste, com 125 casos (nove mortes) seguida por Nordeste com 108 (com 10 falecimentos) e em terceiro lugar ficou o Norte com 81, sendo seis óbitos. Estes números podem ser quatro ou cinco vezes maiores, alerta ABRACOPEL.

Total de acidentes 1249
Choques Fatais 590
Choque não fatais 123
Curto circuito
Curto circuito com incêndio 33 mortes 441
Curto circuito sem incêndio
Descarga atmosférica 93
Descarga atmosférica com morte 62

As maiores causas de incêndios ocasionados por eletricidade são, em quase 100%, resultados de instalações elétricas antigas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada, gambiarras e falta de manutenção. Aconselha-se que seja realizada manutenção em toda a fiação, em no mínimo a cada cinco anos por um profissional.

Outro dado assustador, é que boa parte dos óbitos registrados em 2015 foram com profissionais: pedreiros e ajudantes (43); eletricista ou técnico autônomo (17) e pintor e ajudante (15). Estas mortes foram ocasionadas por descuido durante o trabalho que tocaram a rede de energia.

Atente-se a algumas dicas para evitar choques elétricos:

Quando for trocar lâmpadas, instalar ou realizar manutenção em chuveiros e outros, desligue a chave de energia.

Não utilize outros aparelhos elétricos durante o banho, como barbeador.

Troque a fiação todas as vezes que o aparelho elétrico ou tomada apresentar defeitos.

Aparelhos eletrônicos devem ficar afastados da pia, chuveiro e banheiro, porque se caírem água, podem sofrer uma pane elétrica e dar um choque em quem estiver usando.

Proteja as tomadas com protetores plásticos para evitar acidentes com crianças

Nunca deixe o carregador do celular ligado na tomada sem o celular. A outra extremidade da tomada pode ocasionar um choque elétrico em qualquer pessoa, inclusive, em crianças, ocasionando mortes devido à possível parada cardiorrespiratória.

Nunca sobrecarregue o benjamim. Pode causar um curto circuito e provocar princípios de incêndios.

Mas o que fazer quando acontecer um curto circuito e iniciar um incêndio? Primeiro de tudo, desligue a chave geral ou o disjuntor. Nunca jogue água em princípios de incêndio neste caso. A água é um condutor de eletricidade. A pessoa que estiver próximo à fiação pode receber uma grande descarga elétrica, podendo levá-la à morte.

Uma alternativa segura, de acordo com a Abiex (Associação Brasileiras das Indústrias de equipamentos contra incêndio) é utilizar extintor classe C (Para equipamentos Elétricos): Pó (BC ou ABC) ou Co2 ou gás halógeno. O extintor de seu carro pode te ajudar muito nesta hora.

Como utilizar o extintor? Para utilizá-lo, segure o extintor na posição vertical. Todo extintor tem uma trava e um lacre na válvula. É necessário retirar a trava, e, automaticamente, o lacre se romperá (figuras abaixo)

Em seguida, aponte o bico da mangueira em direção à base do fogo e a uma distância segura. Caso o extintor não possua mangueira, aperte a alavanca da válvula, direcionando o jato à base do fogo.

 

 Fonte: ABRACOPEL

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.