a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Ortopedista comenta os malefícios do uso de mochilas com excesso de peso

Ortopedista comenta os malefícios do uso de mochilas com excesso de peso

Em média, 74% de crianças e adolescentes apresentam algum tipo de dor na coluna cervical, ombros e lombar

Na volta às aulas é recorrente as crianças e adolescentes utilizarem mochilas pesadas, carregando excesso de livros e cadernos entregues no começo do semestre, todos os dias. Segundo o ortopedista do Centro de Qualidade de Vida (CQV), Dr. Marco Paulo Otani, o sobrepeso da mochila muda o centro de gravidade do corpo, deformando a curvatura fisiológica da coluna, afetando a postura e causando doenças a curto ou a longo prazo. “Crianças e adolescentes podem desenvolver patologias como escoliose, hiperlordose, hipercifose, pinçamento do nervo e hérnia de disco, portanto, é imprescindível que os pais fiquem atentos ao peso das mochilas de seus filhos, que não devem ultrapassar 10% do seu peso”, explica o especialista.

Estatísticas mostram que a média de peso transportado nas mochilas é de 15% em relação ao peso do jovem, que ultrapassa o recomendado. Estima-se que 74% de crianças e adolescentes sintam algum tipo de dor na coluna cervical, ombros e lombar e os principais sintomas de que alguma doença está se desenvolvendo é quando o jovem passa a inclinar o corpo para frente ao transportar a carga pesada. “Geralmente, eles começam a apresentar dores na coluna cervical associadas a enxaquecas, e podem sentir dificuldade até para realizar tarefas do cotidiano, como pentear os cabelos. Deve-se procurar um especialista urgente assim que os pais percebam esses sintomas nos filhos, para que o melhor tratamento seja indicado”, enfatiza Dr. Marco Paulo Otani, que dá dicas para o uso da mochila de forma correta:

  • Procure usar sempre as duas alças de ombro para manter o peso da mochila melhor distribuído nas costas e ajuste as correias de ombro para manter a carga perto da parte posterior da coluna;
  • Ao levantar a mochila, dobre os joelhos;
  • Leve na mochila apenas os itens que são necessários para o dia. Deixe os demais livros em casa ou na escola;
  • Remova ou organize os itens mais pesados, embalando as coisas mais pesadas e carregando-as na parte mais baixa da mochila, no centro.
  • Se possível, opte por utilizar uma mala com rodinhas, ao invés da mochila nas costas. 

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.