a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Verão começa amanhã, 22/dez. Saiba como cuidar da saúde na estação que promete ser a mais quente já registrada

Verão começa amanhã, 22/dez. Saiba como cuidar da saúde na estação que promete ser a mais quente já registrada

Médico dá dicas de como lidar com o calor excessivo que pode ocasionar dores de cabeça, vertigem, sudorese e até insônia

 De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o EL Niño deste ano poderá ser um dos mais fortes nos últimos 65 anos. Sua influência traz reflexos para o tempo e a temperatura de todo o Brasil, com aumento da temperatura entre 2,5º C e até 3º C até março de 2016. Meteorologistas apontam que as temperaturas ultrapassarão facilmente os 40ºC por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes no Brasil, como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins.

 Apesar da diversão, o calor em excesso pode oferecer riscos à saúde. Segundo o diretor clínico e cardiologista do Hospital Santa Paula, Otavio Gebara, os principais problemas são: sudorese excessiva, dor de cabeça, vertigem, insônia, cansaço, desidratação, alergias na pele, problemas respiratórios e intestinais, entre outros, afetando principalmente crianças, idosos e grávidas.

 “No sistema respiratório, as temperaturas extremas e as alterações de umidade provocam a retenção e espessamento do muco (catarro), traduzindo-se em sintomas de tosse e expectoração. Os pacientes portadores de asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais vítimas”, diz o especialista.

 O médico ressalta que a pele pode sofrer irritações, queimaduras e desidratação. Também podem ocorrer mudanças no hábito intestinal, cólicas e vômitos, não esquecendo que com o calor os alimentos sofrem uma decomposição mais acelerada, por isso é preciso estar atento ao armazenamento e refrigeração na hora de consumi-los.

 “Em casos extremos, o indivíduo pode desenvolver hipertermia, caracterizada pelo aumento excessivo da temperatura corporal. Se não identificada e tratada com rapidez, o paciente pode ter consequências mais graves como insuficiência respiratória, insuficiência renal aguda, insuficiência hepática e vir a falecer”, explica Gebara.

 Para se prevenir dos efeitos nocivos que o sol e o calor podem causar, o médico do Hospital Santa Paula dá algumas dicas do que fazer para aproveitar o verão com saúde e disposição:

 1. Hidrate-se: o recomendado é ingerir no mínimo dois litros de água por dia (exceto pacientes com restrições médicas);

 2. Use roupas com tecidos mais leves e frescos, de preferência de cores claras, que absorvem menos calor;

 3. Ande com lenços umedecidos na bolsa ou na mochila para refrescar a pele;

 4. Evite a exposição solar depois entre 10h e 17h e sempre utilize protetor solar no mínimo com fator 30 nas partes que ficam expostas ao sol;

 5. Tenha uma dieta balanceada e não coma alimentos de difícil digestão, principalmente à noite;

 6.  Vaporizadores e bacia com água nos ambientes são medidas paliativas que podem oferecer uma sensação de conforto.

 7. Evite banhos muito quentes ou muito frios.

Hospital Santa Paula 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.