Zona Sul ganha laboratório de fabricação digital da Prefeitura
CEU Vila Rubi, na região da Capela do Socorro, recebe a 13ª unidade da rede FAB LAB LIVRE SP; laboratório vai oferecer cursos e oficinas com foco em marcenaria e programação
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), inaugurou nesta terça-feira (15/12), a 13ª unidade da rede de laboratórios de fabricação digital FAB LAB LIVRE SP. Localizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Rubi, na região da Capela do Socorro, Zona Sul da capital, o equipamento é o primeiro desse gênero inaugurado pela gestão Bruno Covas e deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2021.
Instalado em uma área de 165 m², o laboratório contará com equipamentos de última geração, como impressoras e scanners 3D, cortadora a laser, fresadora de precisão, entre outros.
As ferramentas permitem a criação de diversos objetos como instrumentos musicais, itens de decoração, maquetes 3D, robôs e até mesmo móveis.
Os usuários contarão com ajuda e orientação dos técnicos do ITS Brasil – Instituto de Tecnologia Social, parceiro da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), para execução de projetos e ideias.
“A cidade passa a contar com mais um espaço montado para incentivar a criatividade e o aprendizado por meio da fabricação digital. Esse, em especial, foi uma demanda da própria comunidade. Queremos ver crianças e jovens cada vez mais próximos das novas tecnologias”, diz o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
Reivindicação dos jovens da região
A implementação do laboratório de fabricação digital é um pedido dos jovens da região. Lá serão oferecidos cursos e oficinas com foco em marcenaria, modelagem e programação.
O projeto é mais uma parceria da Prefeitura de São Paulo com a Câmara Municipal.
“Os jovens foram ao meu gabinete, quando eu era secretário de Inovação e Tecnologia, e solicitaram a implantação desse serviço na região, já que o mais próximo estava muito distante”, explicou o vereador Daniel Annenberg. “Levei essa demanda para o prefeito Bruno Covas e quando retornei para Câmara destinei parte das minhas emendas parlamentares para implantação do equipamento. Alinhamos com os secretários Bruno Caetano (Educação) e Juan Quirós (Inovação e Tecnologia), para que eles viabilizassem os recursos para manutenção”, disse.
Emilly Marques, 14 anos, foi uma das jovens que solicitou a implementação do equipamento. “Fizemos um abaixo assinado e conseguimos cerca de 15 mil assinaturas. Ver o nosso pedido ser atendido mostra que todos temos que exercer nosso dever como cidadão e reivindicar as coisas, o aluno tem voz”, finaliza.
Funcionamento durante a pandemia
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) retomou em outubro o atendimento na rede FAB LAB LIVRE SP. Por conta da pandemia, somente oito das doze unidades dos laboratórios públicos de fabricação digital estão abertas, conforme determinações da portaria nº 747/2020 (abaixo lista de endereço).
O uso deve ser agendado previamente pela central telefônica SP156. No momento, as atividades oferecidas são utilização de equipamentos e máquinas e a orientação de projetos.
Confira os endereços dos laboratórios abertos:
Centro Cultural da Juventude
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Limão
Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 – Penha
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes
Chácara do Jockey
Rua Santa Crescencia, 323 – Butantã
Galeria Olido
Avenida São João, 473 – Centro
São Joaquim – Guarapiranga
Rua Bacabinha, 280 – Jardim São Joaquim
Vila Itororó – Bela Vista
Rua Pedroso 238 – Bela Vista