Desvendar reais objetivos profissionais e aprender a lidar melhor com colegas de trabalho e consigo mesmo por meio da neurociência
Cema Santos, trainer em Time Line Therapy®, dá workshops sobre o tema em 25 e 26 de agosto
Tudo o que precisamos para interferir de modo efetivo em nosso presente e futuro está pronto em nosso inconsciente.
Achou papo holístico, místico? Pois, espere um minutinho para a explicação sobre como a análise do inconsciente por meio da neurociência pode auxiliar a encontrar o rumo profissional.
Todos nós desenvolvemos comportamentos para situações já conhecidas baseando-nos em experiências anteriores. Caso elas tenham gerado sentimentos bons, ótimo, as sinapses entre os neurônios vão nos levar a vivências positivas frente a situações parecidas no futuro. Caso tenham gerado sentimentos negativos o mecanismo do cérebro é o mesmo e aí é que vem o problema, uma vez que essa similaridade entre acontecimentos vai apertar o gatilho da emoção negativa e o resultado é o resgate de um velho comportamento, que sabidamente gera dor.
Sabe-se que o conhecimento é produzido por repetição. Grosso modo quanto maior a prática menores são as distâncias entre neurônios e mais fácil a sinapse. Portanto, o inconsciente ativado por tais sinapses ativa as emoções negativas ligadas a eventos antigos, que são responsáveis por limitar o desenvolvimento pessoal.
Ignorar o inconsciente pode gerar situações como um total descompasso entre o que a pessoa faz e o que ela gostaria de fazer. Produz também pensamentos pessimistas como “sou incompetente”, “não sou bom em ganhar dinheiro”, “meus colegas me odeiam”, frutos de crenças criadas por emoções negativas, geradas no passado.
A Time Line Therapy®, terapia pouco conhecida no país, é considerada uma das ferramentas mais poderosas para ajudar o indivíduo a se livrar das emoções negativas e decisões que limitam sua vida, além de habilitar a pessoa, de maneira rápida e especifica, a criar o seu futuro. Consiste em acessar o inconsciente via consciente e tornar claro como o indivíduo pensa, se comporta e o que almeja para sua vida.
“O conhecimento sobre si próprio é fundamental para que qualquer ser humano se realize profissionalmente, mas se engana quem acredita que esse conhecimento perpassa apenas o racional, embora o homem moderno tenha se acostumado a só dar ouvidos a ele. São poucos os que confiam no seu “gut feeling”, ou seja, a intuição, que nada mais é que aquele primeiro pensamento que vem à mente e não é facilmente reconhecido, mas é o mais verdadeiro quando a ideia é entender a si mesmo”, explica Cema Santos, International Master Coach e Trainer em Time Line Therapy, que virá da Austrália ao Brasil falar sobre o método pela primeira vez em dois workshops sobre o tema, nos dias 25 e 26 de agosto, em São Paulo. Veja informações abaixo
Workshops:
Mente Sã, Corpo São: A Nutrição funcional e neurologia. O peso das emoções na dieta comportamental
Com Cema Santos (coach, mentor e trainer) e Andrezza Botelho (nutricionista especializada em transtornos alimentares e clínica funcional)
Data: 25 de agosto, às 19h
Local: Competition (Rua Cincinato Braga, 520, Bela Vista, São Paulo)
Detox sua mente, Transforme sua vida!®
Com Cema Santos (international master coach, mentor e trainer)
Data: 26 de agosto, da 9h às 17h
Local: Competition (Rua Cincinato Braga, 520, Bela Vista, São Paulo)
Sobre Cema Santos
Cema tem o certificado Internacional Master Coach e Trainer in Time Line Therapy® (TLT®) e Programação Neurolinguística É também Master Practitioner em hipnose.
Sua primeira graduação foi em Educação Física com especializações em Ciência do Esporte e Obstetrícia. Também possui Mestrado em Epidemiologia voltada a obesidade, gravidez e exercício. Sua pesquisa que enfoca como grávidas podem melhorar condicionamento físico e saúde com exercício, mesmo sem nunca ter se exercitado antes, foi publicada no Obstetrics & Gynecology Journal.
Cema iniciou sua carreira profissional no Brasil com uma bem-sucedida clínica de hidroterapia para pacientes com problemas de postura e grávidas, em Manaus, sua cidade-natal.
Por 22 anos, trabalhou com pesquisa de saúde no Brasil e na Austrália. Entre os temas: exercício, obesidade, gravidez, diabetes gestacional, saúde ocupacional de imigrantes, saúde bucal, entre outras.
Desenvolveu trabalhos como voluntária, ajudando comunidades carentes. Cema foi uma das fundadoras da Associação de brasileiros no estado de Western Australia. Atualmente, Cema é também coach e mentora de imigrantes e estudantes internacionais de pós-graduação que precisam se estabelecer em novos países, universidades e escolas.
Logo após os workshops no Brasil, Cema irá lançar seu podcast na Austrália, “um sonho que vira realidade”. O objetivo é usar seu conhecimento acumulado com pesquisas sobre saúde ocupacional para conversar com imigrantes ao redor do mundo e entender um pouco mais sobre sua jornada, a partir do momento em que consideraram a imigração como uma opção até o momento atual.