Sesc Interlagos recebe intervenção artística em quadra de basquete
ONG apresentará dificuldades que atletas paralímpicos tem em seu dia-a-dia
Na semana que antecede a abertura do jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (28.08), o Sesc Interlagos receberá a intervenção artística “Lance Livre”, do Ato Arte Coletivo, que irá cobrir as linhas que demarcam a quadra de basquete, o garrafão e a cesta com cerca concertina. Na sequência da intervenção “Lance Livre” o time de handebol adaptado fará uma demonstração do jogo com a participação do público.
O projeto que conta com a participação do ICEL, associação sem fins lucrativos, pretende mostrar aos visitantes as dificuldades que pessoas com necessidades especiais encontram para se locomover e praticar esportes. Para o artista plástico, um dos criadores da intervenção Milton Tortella, os atletas paralímpicos disputam uma olímpiada diária para se movimentar nas cidades “Se olimpíada é superação, uma paralimpíada é a superação da superação” ressalta Tortella.
A pesquisa para essa intervenção passou pelo estudo da origem do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência física que nasceu como forma de reabilitar militares feridos nos campos de batalha. Resultando nos jogos Paralímpicos que teve sua primeira edição em 1960, em Roma.
Serviço
Quando: Dia 28/8 (domingo), das 11h as 15h intervenção Lance Livre e das 15h30 às 16h45 exibição de handebol adaptado.
Onde: SESC Interlagos, Quadra 1 (ao lado do ginásio) Avenida Manuel Alves Soares, 1100 – Bairro: Parque Colonial | São Paulo/SP – CEP: 04821-270
Sobre ICEL
ICEL – Interação, Cultura, Esporte, e Lazer, é um trabalho realizado para promover condição física, habilidades motoras, treino tático, treino técnico voltado para o Handebol Adaptado, feito com os cadeirantes, adaptação no meio líquido, afim de aprimorar a cada dia a percepção do esporte como lazer e competição. Além de proporcionar mensalmente atividades culturais e sociais aos participantes.
Sobre o Ato Arte Coletivo
Ato Arte é um coletivo que existe para estimular o diálogo entre a arte contemporânea e o público. Tem como missão propiciar a manifestação de linguagens de produção artística e promover a expansão cultural. O Ato Arte estimula a criação, debate, produção e promoção de projetos artísticos contemporâneos, envolvendo um coletivo de artistas comprometidos com o desenvolvimento da expressão artística contemporânea, que seja inédita na sua concepção e apresentação, tenha uma proposta que possa distinguir-se perante a produção dessa arte no mundo.