Em momento de crise, consumidores recorrem à tecnologia(internet) para economizar
Estudo realizado pela agência nova/sb revela que planejamento acontece até mesmo nas compras de rotineiras
Os consumidores estão exercitando a habilidade de comprar de forma mais consciente, segundo novo estudo da agência nova/sb. De acordo com a pesquisa, o brasileiro está disposto a gastar mais tempo e esforços, nos processos de consumo para garantir o melhor negócio.
Com o atual cenário econômico, 40% dos entrevistados declaram que já fazem pesquisa até mesmo para compras rotineiras, como as de supermercados. O planejamento também é apontado por 39% dos entrevistados como um comportamento usual em tempos de crise. De acordo com os dados apurados pela nova/sb, 61% das pessoas planejam antes de consumir qualquer item, evitando assim os gastos por impulso.
Na busca por equalizar preço e qualidade, os consumidores apostam em táticas variadas. Nesse universo, o território de pesquisa mais utilizado é a internet, sendo empregada por 56% das pessoas para comparar preços. Enquanto 53% ainda prefere visitar diferentes lojas físicas para selecionar o melhor negócio.
Com o consumidor mais atento e planejado, os dispositivos móveis tem se tornado o maior aliado na hora de buscar ofertas e valores acessíveis. Para 47%, o uso de celulares e tablets como ferramenta de pesquisa é frequente. A maior parte dos consumidores utilizam os aparelhos para checar preços e opções de marcas e modelos.
O estudo também aponta que o whatsapp é um dos recursos mais buscados por quem quer fazer economia. A interação é o principal motivo, já que o aplicativo proporciona a troca rápida de dicas, opiniões e experiências. De acordo, com a pesquisa, 35% das pessoas tiram fotos de produtos para pedir opiniões a amigos e parentes, e desta forma ser mais assertivo na hora de consumir.
Com novos comportamentos, os consumidores estão engajados e dedicando mais tempo a procura da compra inteligente. Além de pesquisarem na internet, consultarem amigos e familiares, procuram nas redes sociais opiniões sobre produtos. Com isso, 43% revela que procura nessas mídias feedbacks e informações sobre as marcas.
Os dados do estudo são de março e abril deste ano e representam os resultados de mais de 2mil entrevistas, realizadas em todo o país, com a metodologia popysnergy®, exclusiva da agência.
Conheça a metodologia utilizada nessa pesquisa: o popsynergy®, método exclusivo nova/sb
A nova/sb, uma das maiores agências de publicidade do país desenvolveu uma metodologia de marketing que desvenda o caminho para alcançar a popularidade. O método que ganhou o nome de popsynergy® tem como fundamento evidências científicas e usa como base tecnologias avançadas.
Com investimento de 2,5 milhões de reais, o popsynergy® possibilita o diagnóstico preciso para o planejamento da comunicação. A metodologia visa o crescimento e o ganho de escala, levando marcas, produtos, negócios, causas ou ideias a atingirem a popularidade. No total mais de 100 profissionais foram envolvidos no projeto, incluindo uma renomada equipe científica. Ao todo 22 acadêmicos participaram da concepção do popsynergy®, entre os quais estão mestres, doutores e especialistas da Universidade de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, Universidade do Porto, Universidade de Bath e Universidade de Barcelona.