a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Hemocentro itinerante SAS Brasil estará em São Paulo a partir de 1º de fevereiro

Hemocentro itinerante SAS Brasil estará em São Paulo a partir de 1º de fevereiro

A iniciativa da startup social SAS Brasil, com patrocínio da Drogaria São Paulo e da Roche Brasil, percorre o país desde 2020. Ao todo, mais de 13 mil pessoas já foram beneficiadas nos anos anteriores da ação

SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade de todo o país, se uniu à Drogaria São Paulo e à Roche Brasil, para retomar uma ação inovadora: o Hemocentro itinerante SAS Brasil. Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021 por meio de patrocínio da Drogarias Pacheco, o banco de sangue móvel retoma a ação de volta a São Paulo (SP), a partir de 1º de fevereiro.

Entre os dias 1º e 3 de fevereiro, a carreta estará no Internacional Shopping, em Guarulhosdas 9h às 15h. Depois, entre 7 e 9 de fevereiro, estará no Morumbi Shopping (Zona Sul de São Paulo), também das 9h às 15h. Outras localidades serão informadas pelo site e redes sociais da SAS Brasil. A carreta foi totalmente adaptada para as doações e segue as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19.

Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, de forma a contribuir com a coleta de sangue de hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pessoas. Durante a campanha de 2021, cerca de 1,3 mil pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiarão mais de 5 mil pessoas. A carreta já rodou 6,4 mil km pelo Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora regular de sangue. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que esse número seja próximo a 5%. Com a pandemia, os estoques dos principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas: mesmo pessoas que já tinham o hábito de doar sangue regularmente deixaram de ir aos centros recolhedores.

“Utilizar a carreta com impacto entre uma e outra expedição da SAS Brasil sempre foi um objetivo nosso”, diz a médica Adriana Mallet, CEO da organização. “Ver este projeto entrar no terceiro ano, ainda mais maduro e com números tão significativos e parceiros tão importantes como a Drogaria São Paulo e a Roche nos faz imensamente felizes”, completa.

Para ampliar o alcance da ação, a SAS Brasil tem, desde 2021, patrocínio do Grupo DPSP (formado pelas Drogarias São Paulo e Drogarias Pacheco), que também tem em suas premissas o atendimento de qualidade e o acesso efetivo à saúde. “Esse é um projeto pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência”, ressalta Andrea Sylos, diretora comercial e de Marketing do Grupo DPSP. “O número de doações reduziu muito durante a pandemia e o Hemocentro Itinerante se propõe a reverter esse cenário. É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma ação como essa no país”, diz ela. Segundo a executiva, “por meio da carreta, aproximamos os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário. A primeira fase do projeto foi um sucesso e não tenho dúvidas que conseguiremos repetir esses bons números em São Paulo também”.

A fim de somar mais esforços, a Roche Brasil, parceira da SAS Brasil desde a criação da startup, em 2013, também está patrocinando o Hemocentro Itinerante em 2022. Neste ano, a SAS Brasil conta também com o apoio técnico do Banco de Sangue Paulista, pertencente ao Grupo H.Hemo. “Parcerias como essa são importantes para podermos fortalecer os estoques de bolsas de sangue que se encontram baixos”, afirma Silvia Cioletti, diretora da Regional Sudeste do Grupo H.Hemo. “O aumento de novos casos de covid-19 e o surto de gripe em todo o país têm sido um agravante. É muito importante que as pessoas compareçam e nos ajudem a salvar vidas”, diz.

Serviço: Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogaria São Paulo e Roche Brasil (etapa SP)

Local: Internacional Shopping (Guarulhos/SP)

Data: 1º a 3 de fevereiro (terça, quarta e quinta)

Horário: das 9h às 15h

Endereço: R. Engenheiro Camilo Olivetti, 295 (acesso pelo Smart Fit)

Local: Morumbi Shopping (Zona Sul de São Paulo/SP)

Data: 7 a 9 de fevereiro (segunda, terça e quarta)

Horário: das 9h às 15h

Endereço: Av. Roque Petroni Júnior, 1089 (piso Térreo, estacionamento externo próximo ao Atrium)

Outros locais e datas serão informados nos canais da SAS Brasil. Em todos os casos, para agendar a doação é necessário acessar o site do Hemocentro Itinerante SAS Brasil.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.