a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nutrição além da estética: como os hábitos alimentares auxiliam na prevenção de doenças

Nutrição além da estética: como os hábitos alimentares auxiliam na prevenção de doenças

Saiba a importância de manter um estilo de vida saudável e a ingestão de alimentos necessários para o bom funcionamento do corpo, garantindo saúde e longevidade além do emagrecimento

É muito comum que as pessoas procurem nutricionistas e nutrólogos pensando em emagrecer e levando em consideração apenas os benefícios de uma aparência mais magra e esteticamente mais bem aceita para si. Porém, muito é discutido sobre a importância de uma alimentação equilibrada que leve em conta a saúde e o bem-estar para um estilo de vida saudável, que contemple hábitos alimentares que se manterão ao longo da vida e contribuam para a prevenção de doenças, e, consequentemente, uma maior longevidade.

Dietas “malucas” ou restrições alimentares sem a indicação e auxílio de profissionais especializados podem até trazer algum resultado no quesito ‘emagrecimento’ a curto prazo, mas podem ser perigosas e prejudiciais à saúde em diversos fatores. Uma pessoa que se alimenta mal pode ter prejuízos relacionados à disposição, qualidade do sono, falta de energia para tarefas simples, aumento do colesterol, insônia, obesidade. Além disso, prejudicam o sistema imunológico e contribuem para o envelhecimento das células. Tudo isso devido ao déficit de nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do organismo, dentre outros fatores.

A especialista em Nutrição da Amparo Saúde, Amanda Giovannetti, afirma que hábitos como tomar água e manter-se hidratado, evitar o consumo de produtos ultraprocessados, consumir uma boa quantidade de legumes, verduras e frutas e equilibrar o consumo de fontes de carboidratos, proteínas e gorduras, fazem toda a diferença para uma rotina saudável, que, se associada à prática de exercícios físicos, torna os resultados ainda melhores. Cuidados com a quantidade de sal, óleo e açúcar usados no preparo dos alimentos também fazem muita diferença.

“O nosso organismo precisa dos benefícios encontrados nos alimentos. As pessoas focam apenas em emagrecer e deixam de lado a saúde, que deveria ser o principal motivo. Fazer dietas extremamente restritivas ou sem o acompanhamento de profissionais capacitados pode promover uma série de prejuízos ao estado nutricional, além de uma relação negativa com a comida. E a longo prazo pode até gerar ganho de peso ao invés da perda ou manutenção de um peso saudável”, afirma a especialista.

Outro ponto que a nutricionista Amanda Giovannetti destaca é que todos esses nutrientes e outros benefícios dos alimentos que precisamos estão presentes, na maiorias dos casos, nos alimentos que podem ser consumidos no dia a dia, não havendo a necessidade do consumo de suplementos e vitaminas, por exemplo – salvo a exceção dos casos que de fato sejam recomendados pelos médicos e demais especialistas: “Tudo o que o nosso corpo precisa para se manter saudável e com energia pode estar presente nos alimentos básicos. Mas, talvez, você precise de orientação para entender quais grupos de alimentos e em qual proporção deve incluir para compor uma refeição equilibrada – e fazer as substituições de acordo com a sua realidade e preferências”, explica.

Outro mito que as pessoas costumam acreditar é que se alimentar bem é caro, mas isso pode ser desmistificado entendendo os benefícios básicos dos alimentos para o funcionamento do corpo como um todo. E vale o alerta: “Alguns alimentos mais caros e específicos podem, sim, ter propriedades nutricionais interessantes, mas isso não os torna indispensáveis ou mais importantes que os alimentos do dia a dia que compõem a base da nossa alimentação”.

Por isso, ter um estilo de vida saudável, uma alimentação balanceada e equilibrada, implica em levar a saúde como foco – sendo, a estética, uma consequência disso.

Indo ainda ao encontro de um estilo de vida saudável e se beneficiando da medicina preventiva, a especialista também recomenda um acompanhamento de médicos e especialistas que realizam o cuidado coordenado, como é o caso dos Médicos de Família, que acompanham todo o histórico clínico do paciente e conseguem resolver quase 90% dos casos – sendo eles também os responsáveis por direcionar o paciente para o especialista indicado.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.