a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, ações celebram o Dia do Orgulho LGBTI, comemorado em 28 de junho

Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, ações celebram o Dia do Orgulho LGBTI, comemorado em 28 de junho

Iniciativas buscam defender a diversidade, esclarecer sobre direitos e garantir a representatividade dessa população

Claudio Galícia, homem transexual, tem 48 anos, é bartender, e faz curso técnico na área de turismo. Tem orgulho da sua condição e acredita que, para conquistar espaço na sociedade, precisa se afirmar como trans. Essa segurança, no entanto, é relativamente recente. Claudio sofreu muita rejeição. “Não é fácil ser trans, há muita pressão social contra, sofri muito preconceito na escola e dentro de casa”, diz.

Integrante do Programa Transcidadania, iniciativa municipal que oferece auxílio financeiro, cursos de capacitação, apoio psicológico e legal a pessoas trans na cidade de São Paulo, ele é um dos dez rostos retratados na exposição Luz e Sombra, na Estação São Paulo-Morumbi, que, segunda-feira (28/6), recebe uma unidade móvel dos Centros de Cidadania LGBTI, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Desde maio até julho, diversas ações como essas, em respeito à diversidade sexual e no combate à LGBTIfobia, podem ser vistas em estações da ViaQuatro e da ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente.


Unidade móvel: este mês e em julho, nas estações das linhas 5-Lilás e 4-Amarela

As unidades móveis fazem parte dos Centros de Cidadania LGBTI que compõem a rede de serviços da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Coordenação de Políticas para LGBTI+, da prefeitura de São Paulo. Nas estações, articuladores sociais apresentam para a população as atividades que oferecem nos centros. Entre essas estão atendimento a vítimas de violência ou discriminação por causa da orientação sexual ou identidade de gênero, com encaminhamento, quando necessário, para os serviços de assessoria jurídica, psicológica ou social; e estímulo para inclusão em programas de escolaridade e inserção no mercado de trabalho.

Em outra ação, na Estação Paulista, uma escada permanece decorada com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTI+ e, ao seu lado, um painel instagramável, com a #compartilheamor, convida os passageiros a fazerem fotos para as redes sociais. Nas dez estações da Linha 4-Amarela, até o final do mês, é possível ver diversos cartazes reafirmando os direitos da população LGBTI+.

“Damos todo apoio a iniciativas por uma sociedade mais diversa, que estimulem políticas de inclusão e colaborem para reduzir o preconceito e a vulnerabilidade da população LGBTI+”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

Serviço
Mostra Luz e Sombra – Linha 4-Amarela
Estação São Paulo Morumbi – até 30 de junho
Estação Fradique Coutinho – de 3 a 31 de julho

Unidade móvel do Centro de Cidadania LGBTI
Na Linha 4-Amarela – das 12h às 16h
Dia 28 de junho: estação São Paulo-Morumbi
Dia 30 de junho: estações Faria Lima e Butantã
Dia 7 de julho: estações Faria Lima e Butantã

Na Linha 5-Lilás – das 12h às 16h
Dias 1 e 8 de julho: Estação Capão Redondo

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.