AACD é a primeira instituição brasileira a utilizar tecnologia suíça de ponta na reabilitação de pacientes
Andago permite que pacientes tenham mãos e pés livres ao caminhar
A AACD adquiriu uma tecnologia suíça que está revolucionando o processo de reabilitação da pessoa com deficiência física. O Andago, já amplamente utilizado na Europa, está pela primeira vez no Brasil e, dentro dos protocolos terapêuticos da Instituição, dará aos profissionais uma ferramenta intensa e versátil para o treino da marcha nos mais diversos tipos de superfície.
O Andago utiliza tecnologia robótica para seguir a intenção de movimento do paciente, permitindo que ele ande ativamente enquanto o equipamento dá equilíbrio ao peso corporal. É seguro contra quedas e permite que os pacientes tenham mãos e pés livres ao caminhar. Assim os terapeutas ficam seguros para propor terapias mais desafiadoras.
“Com o Andago ganhamos a possibilidade de fazer o treino de marcha dos pacientes em diferentes terrenos, incluindo curvas, pisos irregulares e rampas. Também é possível utilizar o equipamento para treino de equilíbrio e mudanças de direção. Por isso temos a certeza de que vai agregar muito em nosso processo de reabilitação, seguindo a nossa premissa que é sempre oferecer o que há de melhor no mercado ao nosso público com segurança”, afirma a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.
A tecnologia será utilizada na fisioterapia da unidade Ibirapuera da AACD, em São Paulo, para pacientes jovens, adultos e idosos. Sempre dentro dos protocolos terapêuticos, ou seja, quem decide se o Andago deve ou não ser utilizado é a equipe multidisciplinar de profissionais da Instituição.
Para adquirir o equipamento a AACD contou com a parceria da Votorantim.