a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Estação Brooklin da Linha 5-Lilás de metrô traz mostra informativa sobre diabetes

Estação Brooklin da Linha 5-Lilás de metrô traz mostra informativa sobre diabetes

ViaMobilidade apoia exposição sobre doença que atinge, no mundo, mais de 463 milhões de pessoas

Dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Em função da data – e da importância do tema -, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, recebe na Estação Brooklin a mostra “Acesso aos cuidados com diabetes: se não agora, quando?”, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

A exposição, em cartaz durante novembro, tem como proposta levar informações ao público sobre esta doença que acomete mais de 463 milhões de pessoas em todo mundo, com estimativa de crescimento de 50% em apenas 10 anos (no Brasil são mais de 16 milhões de pessoas com diabetes).

Vale ressaltar que a diabetes é uma doença crônica não transmissível (DCNT), na qual o corpo não produz insulina ou não consegue usar de modo eficiente a insulina que produz. As principais complicações do diabetes não controlado são: doença renal, retinopatia (problema nos olhos) e complicações/amputações em pés e membros inferiores, além das doenças cardiovasculares.

“Os impactos econômicos da doença são enormes. Para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), o maior custo vem do aparecimento das complicações, que impactam de forma expressiva a economia por conta dos exames cardíacos, cirurgias, amputações e posterior reabilitação”, explica o médico Marcio Krakauer, endocrinologista da diretoria da SBEM-SP e curador da mostra.

No tratamento do diabetes, é fundamental ter acesso à insulina, medicamentos orais, automonitoramento da glicose no sangue, educação e apoio psicológico. Consumo de alimentos saudáveis e exercícios físicos – tanto para pessoas que vivem com diabetes quanto para aquelas sob risco de ter a doença – são fundamentais para o cuidado e a prevenção da doença.

“Mais do que oferecer um transporte seguro, a ViaMobilidade preocupa-se também com a qualidade de vida e o bem-estar de seus passageiros, por isso apoia iniciativas como essa, que tratam de saúde e prevenção”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

Serviço

Mostra Dia Mundial do Diabetes “Se não agora, quando?” – Linha 5-Lilás

De 5 a 30 de novembro – Estação Brooklin

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.