Governo de SP anuncia vacina para agentes de segurança após manifestação promovida pelo Sindpesp
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) agradece a todos os policiais que participaram da manifestação realizada na segunda-feira cobrando a vacinação para toda a polícia. A mobilização histórica nas redes sociais é diretamente responsável pelo anúncio realizado hoje pelo Governo, de que todos os agentes de segurança serão vacinados a partir de 5 de abril.
O anúncio do Governo é resultado direto da manifestação nacional #PoliciaisSaoEssenciais do Sindpesp e outras entidades policiais exigindo vacina, que teve a adesão de milhares de policiais. É necessário que a vacinação atinja a todos os policiais, sem distinção.
Policiais são o grupo com maior exposição ao risco, atrás somente dos profissionais da saúde que lidam diretamente com o atendimento de pacientes com Covid. São os policiais que atuam na linha de frente fiscalizando festas clandestinas e eventos com aglomeração.
São os policiais que seguem investigando crimes e atendendo a toda a população nas delegacias de polícia.
O Governo inclusive anunciou a vacinação reconhecendo o posicionamento do Sindpesp, de que os profissionais de segurança são essenciais e a vacinação deles protege inclusive a população em geral, que precisa de atendimento de segurança.
Desde 2020, o Sindpesp vem encaminhando ofícios e participando de reuniões com a cúpula da segurança pública paulista solicitando a vacinação dos policiais.
Há mais de um mês, a Adepol, associação da qual o Sindpesp é membro, oficiou ao Ministério da Saúde cobrando a vacinação dos policiais de todo o Brasil.
Desde o início da pandemia quase 2 mil policiais civis foram afastados por Covid e 32 faleceram.