a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Os benefícios do chá de hibisco

Os benefícios do chá de hibisco

Bebida é rica em antioxidantes (vitaminas E e C), flavonóides e antocianinas que trazem benefícios para a saúde.

O hibisco proporciona vários efeitos no organismo, por conter uma alta concentração de antocianina (pigmento da família dos flavonoides), que favorece uma ação antibacteriana, diurética, hepatoprotetora (protege as células hepáticas). O chá também é antioxidante, anti-hipertensivo, anti-inflamatório (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções) e inibidor da agregação plaquetária (coágulos do sangue). Por causa desses agentes, o organismo deixa de acumular muitas toxinas.  

Muitos estudos relacionam a quantidade de substâncias antioxidantes presentes no chá. Essa concentração se modifica, dependendo da forma de apresentação da erva seca, do extrato seco e liofilizado. A capacidade antioxidante, revelada em alguns estudos, estão na concentração de hibisco entre 5 a 150 µg/mL. A nutricionista, Patrícia Cruz afirma que um dos principais mitos acerca do chá de hibisco é sua ação emagrecedora. Não há evidências cientificas que apontem seu uso para esse objetivo, porém, sua ação antibacteriana e anti-hipertensiva é bem descritiva.

Fertilidade

Segundo a especialista, “é preciso ter cautela com relação ao hibisco comprometer a fertilidade, pois quase todos os estudos foram conduzidos em ratos fêmeas, mostrando uma atividade anti fertilidade. No entanto, nenhum estudo foi extrapolado para mulheres. Por isso, não há consenso de quanto é o consumo recomendado.” – reforça a nutricionista, Patrícia Cruz.

Contraindicações

Não há contraindicações claras do hibisco. É importante lembrar: a pessoa que irá consumir não deve apresentar intolerância aos principais componentes da planta. Portanto, ao comprar, é preciso ficar atento à procedência do produto.

Mais sobre Patrícia Cruz

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Patrícia faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Ela é especialista sobre nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.