a

Zona Sul SP

Zona Sul Portal JE

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Será Rosácea? Buchecha vermelha.

Será Rosácea? Buchecha vermelha.

Carla Bortoloto fala sobre o problema de pele que tanto incomoda

Doença que pode ser confundida com a acne, é um distúrbio inflamatório crônico que atinge a glândula sebácea, principalmente na face e que vem acompanhado de rubor e aumento dos vasos nessa região.

Isso porque as duas inflamações deixam a pele avermelhada, irritada. “Porém a rosácea atinge uma extensão maior da pele e pode apresentar graus diferentes, desde apenas a vascularização aumentada, no grau leve, até pústulas e nódulos, nos casos mais graves”, descreve Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).

A seguir, a Dra. Carla Bortoloto responde algumas dúvidas sobre rosáceas: 

Existe algum tipo de pele mais propensa a desenvolver rosáceas?  

Geralmente a rosácea acomete com maior frequência peles mais claras, mas isso não significa que ela não possa surgir em peles mais morenas. Peles oleosas, com tendência à acne, e peles mais sensíveis também podem desenvolver a doença mais facilmente.

Quais são seus sintomas?

Vascularização aumentada, edema facial sensação de calor na pele e irritação, são alguns dos sintomas. Já a exposição solar, frio e vento, que deixam a pele ressecada, podem agravar o problema, bem como o estresse e o consumo de álcool.

Existe fator hereditário?

Sim, ela pode estar relacionada com fatores hereditários, geralmente quando parentes mais próximos apresentam o problema. Também é mais comum em descendentes europeus e indivíduos com a pele mais clara.

O problema acomete mais homens ou mulheres?

Mulheres são mais propensas a manifestar a doença, sendo maior a prevalência em naquelas com idade entre os 30 e 50 anos.

Por que a rosácea se torna mais evidente no outono e inverno?

Por ser uma época mais fria, alguns hábitos podem se tornar fatores desencadeantes: maior consumo de bebidas alcoólicas, bebidas quentes, mudanças bruscas de temperatura entre ambientes aquecidos e ambientes externos e temperatura elevada da água do banho.

Que cuidados com a pele a pessoa que apresenta Rosácea deve ter?

A higienização diária da pele deve ser feita com o uso de solução hipoalergênica, sem essência ou sem conservantes, como a água micelar.

O filtro solar também não deve ser esquecido. O ideal é que o produto seja 100% físico (prescrito pelo dermatologista), para garantir proteção sem interação e absorção da pele. Ele deve ser reaplicado a cada duas horas.  

No caso dos homens com barba, existe algum cuidado extra?

Nesse caso, deve-se evitar a aplicação de loções pós-barba. Pode-se também realizar depilação a laser, para evitar o trauma causado pela lâmina na pele diariamente.

Quais e como são os tratamentos indicados?

Como a rosácea não tem cura, os tratamentos visam o seu controle. Dependendo do tipo de rosácea e do grau em que está manifestada, pode ser indicado o uso de substâncias tópicas em forma de cremes e géis, como o ácido azeláico ou o antibiótico Metronidazol.

Já para a vermelhidão, podem ser prescritas substâncias vasoativas, que diminuem a dilatação dos vasos sanguíneos do rosto, como a brimonidina, já aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). Pode-se também utilizar antibióticos orais para o controle dos sintomas. Em casos muito refratários, pode-se optar pela Isotretinoína oral, muito conhecida no tratamento da acne inflamatória grave, para que haja um controle mais efetivo.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.