Manter porcelanatos sempre limpos ajuda na prevenção de doenças
Com apenas alguns cuidados, é possível conservar pisos e revestimentos sempre limpos e bem-cuidados. A linha de porcelanatos da Damme Porcelanato é de fácil limpeza
Diante do cenário de pandemia, a higiene se tornou uma preocupação central para muitas famílias. Manter os calçados do lado de fora, usar máscaras e álcool gel se tornaram hábitos comuns. Mas como limpar da forma correta pisos e revestimentos?
A Damme Porcelanato criou revestimentos fáceis de limpar, com alta qualidade e beleza. Desta forma, é possível ter ambientes lindos e mantê-los sempre higienizados.
Os porcelanatos com acabamentos polido e acetinado costumam ser, respectivamente, os mais fáceis de serem higienizados. Porém, os pisos com acabamento rústico da Damme possuem os diferenciais de serem altamente aderentes, mas com fácil limpeza, o que costuma ser um desafio quando falamos deste tipo de piso. Assim, sua manutenção também é bastante simples e não fica atrás dos outros acabamentos.
Fique atento aos detalhes de limpeza para cada um dos acabamentos:
A limpeza diária é muito simples, independente do acabamento, e requer apenas o uso de detergente neutro e água. Álcool e vinagre também podem ser adicionados a esta mistura para uma melhor desinfecção.
Mas existem situações especiais, que deixam muitas pessoas com dúvidas. Após uma reforma, por exemplo, é comum que respingos de tinta, rejunte e cimento fiquem nos pisos e revestimentos. Como remover esta sujeira?
Cada tipo de situação exige um produto diferente. Restos de rejunte devem ser removidos apenas com removedor de rejunte para porcelanato. Resíduos de cimento e de resina epóxi também exigem o uso de removedores específicos. Já os restos de tinta precisam de solventes orgânicos, como Thinner ou Aguarrás para serem retirados.
Sujeiras mais comuns, como graxa ou óleo, pedem o uso de detergentes em pó ligeiramente abrasivos e detergentes alcalinos. Ferrugem exige o uso de detergentes em pó ligeiramente abrasivos e detergentes ácidos. Água sanitária e acetona podem ser aplicados, respectivamente, na remoção de manchas de sucos de frutas e acetona.
Além disso, alguns produtos como ácido muriático e soda cáustica são terminantemente proibidos, pois podem causar danos irreversíveis aos porcelanatos.
Nos pisos e revestimentos polidos e brilhantes, principalmente, deve ser evitado o uso de esponjas de aço pois elas podem arranhar ou até mesmo remover o esmalte.
Porcelanatos para pisos e paredes. Há alguma diferença?
Cuidar de porcelanatos não é difícil, sendo necessário apenas estar atento a alguns detalhes. Este tipo de revestimento pode se assentado tanto no piso como na parede, apenas não sendo recomendado o uso de peças com relevo em pisos. É preciso somente utilizar a argamassa adequada, a depender do local de assentamento das peças. E, naturalmente, pisos aderentes são os mais indicados para áreas úmidas.
Cuidados além da limpeza
É preciso prestar atenção a alguns cuidados que ajudam a proteger os pisos. O uso de capachos nas entradas das casas evita que agentes abrasivos sejam trazidos pelas solas dos calçados. Areia, por exemplo, causa danos a qualquer tipo de piso. Outra medida importante é colocar feltros autocolantes ou outro tipo de proteção nos pés dos móveis e evitar arrastá-los.
O importante é não deixar acumular sujeira, pois eventuais manchas e resíduos podem ser removidos facilmente. Já manchas antigas podem ser mais difíceis de tirar.
Uma das principais vantagens dos porcelanatos, além da grande beleza e versatilidade, é a facilidade de limpeza. A Damme tem a preocupação de tornar este processo ainda mais simples.