PVC protege portas e janelas de maresia em cidades litorâneas
Material sustentável tem alta durabilidade e resistência contra maresia, umidade, ventos e chuva fortes
Morar no litoral tem inúmeras vantagens, mas a durabilidade dos materiais pode ser comprometida por conta da maresia. Em casas de temporada, principalmente, é comum ver portas e janelas de madeira mofadas, cheias de cupins e apodrecidas por conta da umidade e da maresia. Portanto, nesses locais abençoados pelo mar, os cuidados com o material dos ambientes devem ser redobrados. Para se proteger de todos esses riscos, o ideal são portas e janelas sustentáveis, ou seja, de PVC – (policloreto de vinila – polímeros sintéticos de plástico).
Efeito da maresia em portas de madeira (foto: divulgação)
Pesquisas apontam que estruturas fabricadas em PVC chegam a durar mais de 50 anos, o que as tornam ideais para a construção em ambientes litorâneos.
Porta em PVC (foto: divulgação)
Adauri Carvalho, sócio da La Bella Finestra, empresa especializada em janelas e portas em PVC, destaca que esse material, além de contribuir com a estética do ambiente, com sofisticação e beleza no acabamento, tem resistência à corrosão, alta durabilidade e estanqueidade. “Ou seja, além de ser resistente à maresia e à umidade, também suporta ventos fortes e a chuva”, explica.
O design do material é livre de parafusos e arrebites, facilitando a limpeza. Além disso, aceita todo o tipo de produto mantendo seu visual como novo em toda a sua vida útil.
O litoral também se caracteriza por ser muito quente e abafado, necessitando do uso do ar condicionado. “O que muitos não sabem é que o PVC tem vedação eficiente, contribuindo para o isolamento térmico. Assim, como o ar não passa para outros ambientes, existe um grande benefício em relação à economia de energia. Além do isolamento térmico o material também proporciona isolamento acústico”, destaca.
O PVC também oferece maior segurança por possibilitar o multitravamento oculto, ou seja, fechos não são visíveis quando a janela está fechada impossibilitando saber o ponto correto para arrombamento.
O reforço interno em aço, torna quase impossível dobrar a janela, como acontece em alguns materiais mais maleáveis, sendo assim, por mais que tente normalmente só se consegue arrancar a janela fechada junto a parede.
O PVC também é um produto sustentável sendo 100% reciclável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais.
Por todas essas vantagens, esse material é uma excelente alternativa também para cidades do litoral, que sofrem com a ação, sobretudo da maresia, proporcionando um excelente custo-benefício.